top of page

Grupo de Estudos

Modo On-line

Grupos continuados de pesquisa em arte e suas transversalidades, uma forma de estimular o compartilhamento de conhecimentos a partir de diferentes perspectivas sobre temas contemporâneos. Durante o ano de 2021, o Programa Pororoca promoveu espaço de troca e apronfudamento, convidando pessoas com pesquisas em áreas diversas para conduzirem encontros a partir da mediação com estratégias horizontais e não hierarquizadas. Clique nas imagens para ver a descrição de cada grupo.

Teorias da Performance 
Grupo de Estudos / Julho, 2021
Orientação: Renan Marcondes / @renan_marcondesc

Renan Marcondes é artista e pesquisador representado pela OMA Galeria e doutor em Artes Cênicas pela USP, com pesquisa sobre procedimentos de desaparecimento do corpo na arte contemporânea. 

Escrever Um Corpo: Entre a Arte e a Psicanálise
Grupo de Estudos / Agosto, 2021
Orientação: Bia Dias / @biadias

Bia Dias é psicanalista, escritora, ensaísta e crítica de arte, atua no território multidisciplinar da psicanálise, literatura, filosofia, teoria e prática artística. É mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017) e especialista em História da Arte pela Faculdade Armando Alvares Penteado - FAAP (2011). 

Visibilidades Negras, Novos Imaginários e a Descolonização do Olhar
Grupo de Estudos / Setembro, 2021
Orientação: Rosane Borges / @_rosaneborges

Rosane Borges é jornalista, pós-doutora em ciências da comunicação, professora colaboradora do Colabor (ECA-USP). Autora de diversos livros, entre eles: “Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro” (2004), “Mídia e racismo” (2012) e “Esboços de um tempo presente” (2016).

Arte e Colonialidade: Modernismo como Epitemicídio
Grupo de Estudos / Outubro, 2021
Orientação: Renat Castillo / @renatcastillo

Renat Castillo é cenógrafo, figurinista, artista visual e arte-educador. Tem como foco de pesquisa principal as performatividades. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e é formado em Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro.

Espiralar do Tempo e (Anti)Colonialidades
Grupo de Estudos / Novembro, 2021
Orientação: Geni Nuñez / @genipapos

Geni Nuñez é ativista anticolonial, pertencente ao povo guarani, graduada em Psicologia (UFSC), mestre em Psicologia Social (UFSC) e doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). É membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI) e co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa.

2.png
bottom of page