top of page

Novos Territórios

2025

Partindo do eixo Minas Gerais e São Paulo, locais frequentemente percorridos, o Programa Pororoca inaugura em 2025 uma nova frente de pesquisa e articulação: Novos Territórios. Essa iniciativa propõe uma investigação fluida e adaptável, conectada a contextos que nem sempre estão inseridos em circuitos artísticos comerciais. Nosso objetivo é explorar territórios e comunidades que carregam cultura, buscando a troca e a escuta por meio da caminhada em regiões rurais. 

Aberta a pessoas interessadas na caminhada como dispositivo criativo e no registro visual experimental como prática artística, esta ação teve sua primeira vivência em setembro de 2024. Visitamos Altamira, um pequeno povoado localizado na região central de Minas Gerais, distrito de Nova União, a 60km de Belo Horizonte. Ali, realizamos uma caminhada pela Cordilheira do Espinhaço em um grupo de cinco artistas-caminhantes (registros abaixo).

A partir dessa experiência inicial, o programa se lança na travessia de novos territórios, reafirmando a itinerância e reconhecendo relações entre o meio urbano e rural, onde as tensões e diálogos emergentes tornam-se um campo fértil para a criação e a troca.

Caminhada Cordilheira do Espinhaço 1
Caminhada Cordilheira do Espinhaço 2
Caminhada Cordilheira do Espinhaço 3
Caminhada Cordilheira do Espinhaço 4
Caminhada Cordilheira do Espinhaço 5

Fotos Jéssica Lauriano

4.png
bottom of page